Categories
Uncategorized

O que são Cosméticos Naturais?

O que são cosméticos naturais? Será mesmo que eles são realmente benéficos a nossa saúde Você sabe o que seus cosméticos contêm? Dos shampoos aos cremes, perfumes e até a sua pasta de dente. Todos devemos aprender a ler os rótulos, mesmo que sejam os dos cosméticos que estamos acostumados a comprar.

Os ingredientes contidos na maioria dos produtos existentes no mercado têm como objetivo especificar algumas características contidas nele, entre elas o bom aroma, o prazo de validade e a facilidade de uso.

Cada produto cosmético deve mostrar na embalagem a composição qualitativa dos ingredientes, mesmo aqueles presentes em uma parte mínima, em ordem decrescente.

Lendo o rótulo de um produto tradicional, você encontrará cerca de 30 ingredientes, incluindo alguns produtos químicos como parafina ou parabenos, considerados poluentes e que podem causar alergias ou irritações na pele.

Diferentes são os cosméticos naturais compostos principalmente de ceras, águas florais, óleos vegetais, todos esses ingredientes que já possuem funções de limpeza, ou seja, melhoram o estado fisiológico da pele, são emolientes e nutritivos e, ao contrário dos cosméticos tradicionais, contêm cerca de 10 ingredientes. Leia e entenda melhor sobre eles!

Quais são as características dos cosméticos naturais?

Os produtos naturais são criados a partir da utilização de matérias-primas renováveis e vegetais, originalmente retirada da agricultura biológica ou da colheita de plantas espontâneas, todas estritamente compatíveis com a pele que, por isso, protegem a saúde de quem as utiliza.

Também podemos preparar em casa cremes, shampoos e máscaras de beleza com receitas simples e alguns ingredientes que encontramos em lojas específicas, caso você não tenha a possibilidade de coletá-los na natureza.

De qualquer forma, recomendamos comprar produtos naturais prontos, pois assim você garante maior segurança a sua pele e seu organismo.

Outro ponto fundamental é a utilização de produtos com baixo impacto ambiental, que não deixem resíduos tóxicos na água, por exemplo, também no que diz respeito às embalagens dos produtos.

As principais características são: 

  • Presença de um ingrediente ativo natural, como óleos essenciais ou extratos vegetais;
  • Presença de excipientes naturais, como azeite ou gorduras vegetais e ausência de excipientes derivados do petróleo (por exemplo, parafina ou vaselina);
  • Presença de aditivos naturais como o ácido cítrico, utilizado como conservante e óleos essenciais para a fragrância do produto;
  • Prazo de validade curto porque não possui conservantes sintéticos. Em média um produto natural deve ser consumido em 3-4 meses e deve ser armazenado em ambientes sem mudanças de temperatura e longe da luz direta.

Os benefícios dos cosméticos naturais para a pele

Existem inúmeras vantagens em usar os cosméticos naturais. Em primeiro lugar, não sujeitam o nosso corpo a produtos químicos e, por isso, são menos propensos a causar irritações e alergias. 

Nutrem profundamente a pele, graças às propriedades dos vários princípios ativos das plantas, sem secar e ajudando a manter a sua beleza por muito tempo e a preservar o seu estado de bem-estar.

Cosméticos naturais: faça você mesmo

Além dos inúmeros cosméticos naturais existentes no mercado, é possível tentar fazer seus próprios cosméticos naturais em casa. Aqui estão duas receitas simples:

Ingredientes de um creme facial natural, 75ml

  • 1 pedaço de cera de abelha;
  • 3 colheres de sopa de óleo de gergelim frio;
  • 1 colher de sopa de água de flores destilada;
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda.

Coloque a cera em uma panela em banho-maria. Quando a cera derreter, acrescente o óleo e, quando tudo estiver bem misturado, retire do fogo. Deixe esfriar, mexendo sempre e quando a mistura esfriar, acrescente a água das flores gota a gota e mexa rapidamente, por fim acrescente o óleo essencial e mexa bem. Guarde o creme na geladeira em uma jarra, mas lembre-se de consumir em 4-5 meses.

Ingredientes de um shampoo fortificante com ervas aromáticas, 250-260ml

  • 200 ml de shampoo suave;
  • 50 ml de azeite de oliva extra virgem;
  • 8 gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: manjericão, sálvia, alecrim.

Despeje o shampoo em um frasco limpo ou em um frasco de vidro escuro, adicione o óleo e os óleos essenciais, tampe e agite por um longo tempo. Pode ser mantido em temperatura ambiente por 3-4 meses.

Lembre-se de nossa recomendação primordial: comprar produtos naturais em uma loja online especializada é mais seguro, pois as receitas já foram testadas anteriormente, e, consequentemente, são mais seguras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *